terça-feira, 7 de maio de 2019

Apneia

https://www.noticiasdecoimbra.pt/investigadores-de-coimbra-desenvolvem-sistema-inovador-de-diagnostico-da-apneia-do-sono/

Citando:
"Coimbra (CHUC).

Os investigadores procuram encontrar um biomarcador para a apneia do sono, ao mesmo tempo que é estudada a relação entre esta doença e o envelhecimento.


“O Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) constitui uma das perturbações do sono mais comuns, tendo como consequências uma sonolência diurna elevada, que diminui o bem-estar, e o aparecimento de doenças crónicas como diabetes, doenças cardiovasculares e demência”, refere Cláudia Cavadas, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Universidade de Coimbra.


A investigadora adianta que, segundo estimativas, “80-90% dos casos de SAOS não tenham sido ainda diagnosticados, e, como tal, não estejam a ser devidamente acompanhados e tratados”.


Atualmente, o diagnóstico da doença é feito com recurso a um estudo cardiorrespiratório domiciliário (utilizado em mais de 95% dos casos) ou através da polissonografia, um estudo mais completo realizado em contexto hospitalar."


Sem comentários:

Enviar um comentário